O Preço da Gasolina

Exif_JPEG_PICTURE

Nos Estados Unidos, a prefeitura de uma cidade de Somerset, no estado de Maryland tomou uma atitude ousada: vendo que a gasolina dos postos de combustivel de sua cidade estava com valores bem mais altos do que comparados a postos de cidades vizinhas,  resolveu vender gasolina por conta própria e a um preço mais baixo.

Medida controversa vem depois de semanas de reclamações dos cidadãos da cidade, que veem a irracionalidade nessa disparidade de valores cobrados. Para se ter uma ideia, o galão (1 galão equivale a 3,78 litros)  de gasolina nos Estados Unidos custa por volta de U$ 3,40. Dá por volta de R$1,99 por Litro se fizermos as conversões para a nossa moeda e convertermos o galão em litros. Sendo que em Somerset a gasolina era cobrada a cerca de U$ 3,79 (cerca de R$ 2,23 por litro). A diferença de valores é de 0,39 centavos de dólar, parece baixo, mas representa cerca de 11% a mais no preço do galão. O prefeito, na tentativa de forçar os postos locais a baixarem o valor, resolveu abrir o posto de combustível da prefeitura para a população. Antes o posto da prefeitura era usado apenas para abastecer viaturas oficiais.

E é claro, os usuários agradecem, mas muita gente não gostou: já acusaram o prefeito de tomar medidas socialistas para prejudicar postos locais é o prefeito Eddie Girdler, se defende dizendo que a intenção é apenas baixar os valores, ainda com o argumento de que a cidade estava perdendo dinheiro com os motoristas que iam as cidades vizinhas para abastecer na gasolina mais barata. E pareceu dar certo: alguns dias depois, os postos privados reduziram o preço da gasolina para alguns centavos acima do “posto público”.

Medida delicada que com certeza divide opiniões e é de certa forma legítima, que me parece nesse caso que não há nenhum motivos aparente para que se justifique esse aumento absurdo de 11% com relação a postos de cidades vizinhas. Vale sim a pena reclamar e vale a pena ver que em cidades nos Estados Unidos essa reclamação é válida e sanada pela própria prefeitura.

Fonte: Flatout

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s