BAC Mono: Para as Pistas e Para as Ruas

Corrida ou Rua? Os dois!
Corrida ou Rua? Os dois!

O BAC Mono é o sonho de qualquer fã de automobilismo. Esqueça as Ferraris, Lamborghinis e até Porches (pelo menos por um momento): isso porque ele é um carro de rua, mas com um enorme pedigree das pistas, isso pra não falar que é um Formula 3 com faróis, para-choques e lanternas, homologado (na Inglaterra) para rodar entre os carros “mortais”. O principal objetivo para quem tem um carro destes é a pista: e poder ir e voltar sem se preocupar em como levar o bólido.

BAC significa Briggs Automotive Company, e é sediada em Liverpool, Inglaterra. A Companhia foi fundada em 2009 pelos irmãos Briggs, mirando consumidores entusiastas das pistas, com o objetivo de transmitir a eles a experiência pura de se pilotar um monoposto de corrida. O Mono começou a ser produzido em 2011, fruto da parceria de engenheiros de várias empresas, dentre elas, Crosworth, Hewland, Sachs, AP e Pneus Kumho.

O Mono possui um motor 2.3 litros Ford Duratec, 4 cilindros, da Crosworth e é capaz de produzir cerca de 285 hp. Ele é montado longitudinalmente na parte central traseira do carro, afim de melhorar a estabilidade e trazer seu equilíbrio mais perfeito ao carro. O BAC ainda possui uma transmissão de 6 velocidades sequencial de marchas, herdada da Fórmula 3 desenvolvida pela Hewland, podendo fazer as trocas em incríveis 35 milissegundos (0,035 segundos). Nessa especificação, o modelo é de tração traseira, pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e tem uma velocidade máxima de 274 km/h. Não parece muita coisa, mas se for comparar, o Mono faz 0-100 km/h mais rápido que uma Ferrari 458 Itália (devido ao seu peso baixo, apenas 600 kg). A distribuição de peso tem como objetivo de manter o carro com um centro de gravidade baixo, seu sistema de suspensão foi feito exclusivamente pela Sachs para esse modelo, e são totalmente ajustáveis, como já nos conhecemos nos Fórmulas, por exemplo. E, para frear tudo isso, os freios a disco ventilado em todas as rodas. Seus pneus, também exclusivos, feitos para a rua, fabricados pela Kumho.

bac mono
Mono em seu “habitat” natural: a pista!

ABS? Controle de tração? Airbag? Esqueça isso!

Para dar um toque a mais na exclusividade, cada veículo ainda é construído de acordo com o tamanho de seu proprietário. Logo, tamanho do assento, o alcance do pedal, a posição do volante são todas modificadas para ficarem de acordo com as necessidades ergonômicas de seus proprietários.

E "disfarçado" entre os mortais
E “disfarçado” entre os mortais

E para que essa fera possa sair por aí em qualquer rua inglesa, foram adaptadas lanternas, lâmpadas de direcionamento, de ré, de posição e de freio. Isso sim è um verdadeiro carro de corrida!

Fotos: Wikipedia; AutoExpress; SuperVettura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s