Uber e Carros Autônomos

uber volvo
A Fronteira Final?

Já não é de hoje que o Uber vem angariando polêmicas. Em Pittsburgh, cidade da Pensilvania, Estados Unidos, o Uber vai deixar que seus clientes viajem em carros autônomos, com parceria da Volvo.

A principio, todos os carros serão supervisionados por motoristas capazes de assumirem o volante em eventual anormalidade; “… o Uber vai permitir que clientes no centro de Pittsburgh peçam carros sem motorista de seus celulares, cruzando uma linha importante que nenhuma empresa automotiva ou de tecnologia ultrapassou”, disse um porta-voz do Uber à BBC.

As viagens serão escolhidas aleatoriamente, sempre no cetro de Pittsburgh, entre os usuários Uber e o sortudo escolhido ganhará a viagem de graça por enquanto. O modelo escolhido pela Volvo nessa parceria é o utilitário Xc90

Não é Novidade

Não é de hoje a vontade da Uber em adquirir e viabilizar carros autônomos. Eles já vem planejando e fazendo testes na cidade com modelos Fusion da Ford desde Maio de 2015 e desde Maio desse ano começou a implementar a idéia dentre seus usuários. “Tanto o Uber quanto a Volvo usarão o mesmo veículo para a próxima fazer de suas estratégias de carros autônomos”, disse a empresa a reportagem da BBC. A reportagem ainda destaca que a Uber não fechou exclusividade com a Volvo, então devemos esperar que eles trabalhem também com outros modelos.

Não ha lei nem legislação na cidade americana que permita a condução de veículos autônomos que não tenham motoristas supervisionando, o que torna o serviço caro por uns anos porém com uma ótima estratégia de Marketing.

Motoristas Uber

Uma questão a ser levantada (dentre tantas que também concernem a direção autônoma) são sobre os parceiros Uber, ou seja, os motoristas que trabalham com o aplicativo da empresa. Não imagino que eles serão extintos, porém a novidade certamente vai impactar quem usa o Uber para se sustentar. Será que aquele medo que os taxistas sofriam quanto a chegada do Uber vai ser a mesma que os próprios parceiros Uber sentirão quando o veículo autônomo for padrão? Ou as vezes até mais barato?

Fonte: BBC

Anúncios

Um comentário sobre “Uber e Carros Autônomos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s